Moinhos de Vento

  • Moinhos de Vento
  • Moinhos de Vento
  • Moinhos de Vento
  • Fotografias
Os Moinhos de Vento são construções emblemáticas que caraterizam a paisagem e a história da ilha do Porto Santo.
Julga-se que o primeiro moinho foi construído em 1794, no sítio das Matas, para a moagem de cereais, nomeadamente o trigo, necessário ao fabrico do pão. As condições topográficas e meteorológicas da ilha, particularmente seu relevo relativamente baixo e a sua exposição ao vento, vindo de vários quadrantes, propiciaram o aparecimento destas construções na Ilha Dourada.
 
Aqui, podemos encontrar duas tipologias de moinhos de vento: os “giratórios”, feitos em madeira (mais predominantes); e os “fixos”, construídos em pedra, que, por serem mais caros, eram menos acessíveis à população.
 
No passado, julga-se que existiram, na ilha, cerca de 30 moinhos. Atualmente, existem apenas 6 moinhos de vento, situados, respetivamente, no Miradouro da Fontinha (um), três no Miradouro da Portela (propriedade da Câmara Municipal) e, ainda, outros dois, que são propriedade privada.
 
Considerados um dos ‘ex-libris’ da Ilha Dourada, estas construções já não funcionam atualmente, mas estão bem conservadas e são um elemento preponderante da paisagem, do património e da cultura do Porto Santo.

Moinhos de Vento

Contactos
Miradouro da Fontinha | Portela - Porto Santo
Adicionar Á sua viagem Voltar
Procurar
Youtube Flicker RSS ISSUU
Madeira. Tão Tua World´s Leading Island Destination 2019 - WTA Award SRTC Região Autónoma da Madeira