Locais a Visitar

portosanto
  • Fotografias
  • Localidades
O Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira, com uma área de 42,48 km² habitada por 5 483 pessoas. Com sede na cidade de Vila Baleira, o Porto Santo constitui também um Município português. Esta ilha fica situada no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.
O início da história do Porto Santo está ainda envolto em mistério. A mais conhecida versão aponta para uma tempestade, em 1418, da qual fazem parte os marinheiros do infante D. Henrique, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz, que iam em direção a um outro destino quando foram surpreendidos por uma tempestade que os fez sair do rumo. Depois de horas e dias mal passados chegam a uma ilha que deram o nome de Porto Santo.
Uma outra versão, historicamente argumentada, aponta para tempos anteriores em que uma embarcação teria encontrado porto seguro na ilha, depois de uma violenta tormenta. Segundo esta versão, antes dos portugueses terem iniciado o seu povoamento já a ilha era denominada de Porto Santo. Este facto é constatado no chamado “Atlas Medicis”, de cerca de 1370.
 
A ilha evidencia-se pela extensa praia de areia, com cerca de nove quilómetros. É uma praia de areia amarela e fina que contorna todo o litoral sul da ilha, entre o porto e a Calheta. Oferece sobretudo sossego e um encanto contagiante que não deixa indiferente quem a visita. Uma chamada de atenção para a temperatura da água do mar: é verdadeiramente temperada ao longo de todo o ano. O clima é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano.
 
A nível das atividades económicas o Porto Santo tem uma agricultura pobre devido às suas características naturais, e por isso assenta a sua economia no comércio e serviços. Nos últimos anos tem havido um incremento do turismo, que se deve muito ao novo navio que liga a Madeira ao Porto Santo, o Lobo Marinho. Este progresso deve-se também a novas unidades hoteleiras foram construídas e novos restaurantes cada vez com mais qualidade. 
 
O maior ícone cultural do Porto Santo é a Casa Museu Cristóvão Colombo, que assinala a presença do descobridor da América na ilha. Aqui procura-se recriar o ambiente primitivo onde o explorador viveu. A Casa de Colombo apresenta-se num conjunto de dois edifícios, o mais antigo deles remonta à época em que o navegador esteve na ilha. Em exposição, além de retratos de Colombo, do século XVI ao século XX, encontram-se mapas com as diferentes rotas por ele percorridas. 
O Porto Santo Golfe proporciona desafios únicos em tacadas e com vistas soberbas.  Rodeado por uma paisagem serena e envolto na brisa do mar o campo de golfe do Porto Santo tem as condições ótimas para jogar golfe o ano inteiro.
 
A Vila Baleira, única cidade do Porto Santo, foi elevada a esta categoria a 6 de Agosto de 1996. O Porto Santo, por sua vez, também dá o nome ao município e à sua, também única, freguesia.
 
Podemos encontrar na ilha do Porto Santo alguns locais de interesse sob o ponto de vista geomorfológico, natural e paisagístico. Estes locais merecem uma visita, uma vez que constituem óptimos cenários para uma sessão fotográfica.
Fonte da Areia
Numa ilha que possui uma quantidade controlada de água, a importância de fontes naturais mantém-se. Noutros tempos esta fonte tinha a água mais saborosa de toda a ilha, tendo sido utilizada inclusive, para fins medicinais, sendo por isso considerada uma fonte sagrada pelos seus habitantes.Hoje, a Fonte da Areia já não jorra a água de antigamente, mas o vento faz questão em deixar o seu rasto nas rochas arenosas e proporciona aos seus visitantes um incrível espetáculo de erosão.Chega-se a esta fonte saíndo da aldeia da Camacha, por uma estrada que segue para Oeste em direção ao mar.
"Laranjas"
A norte do Ilhéu de Cima, há uma vasta concentração calcária de forma esférica irregular. Tem no seu exterior uma coloração dourada, e no interior, branca, a qual recebeu a denominação de Laranjas.
Morenos
A oeste, entre o Pico da Ana Ferreira e o Zimbralinho, encontra-se uma zona ideal para piqueniques.
Pico Ana Ferreira
Neste pico encontra-se o miradouro da Pedreira, do qual se avista o Ilhéu de Fora e os picos do Facho e do Castelo. Esta pedreira é composta por colunas prismáticas, de formas muito irregulares, popularmente conhecida como o "Piano". Daqui poderá obter uma panorâmica geral sobre a cidade.
Pico do Castelo
No alto deste cume foi construída uma pequena fortaleza, no século XVI, para fazer frente às frequentes invasões de piratas franceses e argelinos. Hoje, este miradouro, proporciona uma excepcional vista geral sobre o Porto Santo.
Pico do Facho
 
Com uma altitude de 517 metros, é o pico mais alto da ilha. Em tempos remotos acendiam-se aqui fachos para avisar a população de que se aproximavam barcos inimigos. Os amantes da diversidade e da descoberta, podem explorar a Serra de Fora e o extenso vale da Serra de Dentro, que se situam na encosta oriental do Pico do Facho e observar paisagens únicas, pequenas baías encantadas e o mar levadiço da Zona Norte.
 
Ponta da Calheta
Provavelmente não existe melhor forma de desfrutar da ilha do Porto Santo, do que ir até à Ponta da Calheta e voltar para trás caminhando ao longo da praia. Deixe-se embalar pelo som mágico das ondas e contemple esta beleza indescritível.Se puder aguarde pelo caír da noite, e na hora crepuscular, e testemunhe um por do sol encantado.
Ponta da Canaveira
Miradouro sobre a costa rochosa da ponta oeste da ilha e o Ilhéu de Ferro.
Portela
Este miradouro, que fica a 1,6 km da Cidade Vila Baleira, faz-se anunciar por uma avenida de palmeiras e por um moinho de vento. Deste local, avista-se em baixo, a Oeste, a praia do Porto Santo e a Leste a forma cónica do Pico de Baixo e o Ilhéu de Cima. No caminho para este miradouro não deixe de reparar na Capela da Nossa Senhora da Graça, erguida em 1851.
Porto dos Frades

O Porto dos Frades está localizada no norte da ilha do Porto Santo. É um sítio calmo, com uma praia deserta de águas cristalinas.

É uma zona dotada de uma paisagem fantástica, recortada pela erosão que o mar e o vento lhe provocam.
Aqui encontra-se uma antiga fábrica da cal, como o seu forno, e as antigas salinas.
 
Zimbralinho
 
Após percorrer uma vereda, a vista alcança uma praia de calhau, onde se encontra um fontanário. O turista apenas tem de descer e ir ao encontro das fantásticas águas azuis turquesa que aí repousam.
 
Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira