Do século XIX até aos dias de hoje

O Porto Santo foi elevado a concelho em 1835.

A 7 de janeiro de 1893 foi efetuada uma primeira análise, em Paris, das águas da Fontinha, que revelou que essa água era bicarbonatada, e cloretada e sulfatada sódica, e por isso era aconselhada para tratamento de doenças de pele e aparelho digestivo. Mais tarde esta água deu origem à primeira e única fábrica de água mineral da ilha.

O primeiro aeroporto do arquipélago da Madeira foi o do Porto Santo, inaugurado em 1960. A construção do aeroporto, que foi aumentado em 1973, foi um fator que em muito contribuiu para a sua expansão económica e turística. A atividade turística dá um dinamismo económico que se tem acentuado de ano para ano no Porto Santo.

A região conta com boas unidades hoteleiras que oferecem ao visitante, não só agradáveis e confortáveis instalações, mas também toda uma série de entretenimentos como ténis, minigolfe, voleibol, windsurf, excursões pela ilha, entre outras atividades.
Em agosto de 1996 a sua capital, Vila Baleira, foi elevada à categoria de cidade.

Hoje em dia são muitos os turistas que procuram a ilha do Porto Santo, também conhecida por Ilha Dourada, para usufruírem de umas calmas férias, e das qualidades terapêuticas da sua areia.

Youtube Flicker RSS ISSUU
World´s Leading Island Destination 2017 - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira