O Porto Santo

Porto Santo
  • Fotografias
  • Localidades
  • Video

Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.

Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas de Madeira e Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e das Desertas.

A hospitalidade e simpatia da população, o clima ameno durante todo o ano, as espetaculares paisagens únicas, a par da riqueza e variedade dos recursos naturais, históricos e culturais, constituem apenas algumas das razões para descobrir este paraíso.
A Ilha de Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal característica a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar.
Saúde e bem-estar andam de mão dada nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu, onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.
A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem passear e ou pedalar através dos atalhos e caminhos da ilha.

A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha de Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.

Venha conhecer uma ilha onde a tranquilidade é rainha!
 


Geografia e Geologia


O Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira. Com uma área de 42,48 km², e com sede na cidade de Vila Baleira, o Porto Santo constitui também um Município português.
 
Fica situado no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.
 
Esta ilha difere muito da ilha da Madeira, apesar da sua próxima localização. O solo desta ilha muito plana é completamente arenoso e muito pobre em nutrientes. A ilha apresenta uma maravilhosa praia de areia dourada com 9 quilómetros de comprimento. As suas qualidades terapêuticas atraem à ilha, todos os anos, várias pessoas com problemas dos foros ortopédicos e reumático. A água do mar, rica em cálcio, iodo e magnésio, elemento ideal para recuperar da falta de sais minerais causados pelo stress e pela fadiga, constituem outros motivos que tornam este destino tão único.
 
Geologicamente, a ilha apresenta alguns picos, sobretudo a norte, sendo o Pico do Facho (517 m) o ponto de maior altitude.

 


Clima


O clima da ilha do Porto Santo é seco e estável, com pouca variação térmica entre as estações, pelo que é normal fazer praia durante todo o ano. A praia é banhada por um mar de águas calmas e cristalinas.

Nos meses de verão a temperatura média da água do mar é amena, entre 24ºC e 25ºC, tal como no fim da primavera e inícios de outono. Para as restantes estações do ano em que a temperatura da água é agradável, há variação de um a dois graus para mais fria que no Verão.

 


Sistema Político


Sendo o Porto Santo uma ilha da Região Autónoma da Madeira, o seu regime político está aglutinado ao da Região. Desde 1976, a Madeira é uma Região Autónoma da Republica Portuguesa que tem a Assembleia Legislativa da Madeira e o Governo Regional como órgãos de governo.
 
O município do Porto Santo foi fundado a 24 de Junho de 1835, sendo por isso o seu feriado municipal comemorado nesse dia. Actualmente o seu presidente é Filipe Menezes de Oliveira, candidato do Partido Socialista, eleito em Setembro de 2013.
 
A Vila Baleira foi elevada a cidade a 6 de agosto de 1996.

 

Economia


Devido à sua praia e ao clima temperado, a principal indústria da ilha de Porto Santo é o turismo.




Demografia


O Porto Santo é composto por 5 483 habitantes (2011) e tem uma densidade populacional de 129,07 hab./km². 
Segundo os últimos dados disponibilizados pelo INE - Instituto Nacional de Estatística- em 2011, 13.39% da população do Porto Santo tem mais de 65 anos e 14.92% são crianças ou adolescentes. Esta estrutura demográfica pode ser melhor compreendida se considerarmos que por cada 100 jovens residem no Porto Santo 89 idosos.

 


Religião


Tal como na Ilha da Madeira, a população do Posto Santo tende a seguir o Catolicismo romano. O Porto Santo pertence à diocese do Funchal, sendo por isso António José Cavaco Carrilho o seu bispo.

Youtube Flicker RSS ISSUU
Europes Leading Island Destination - WTA Award Madeira Islands SRETC Região Autónoma da Madeira